Nota de editor:Devido àquantidade de erros tipográficos existentes neste texto,foram tomadas várias decisões quanto àversão final. Em caso de dúvida, a grafia foimantida de acordo com o original. No final deste livroencontrará a lista de erros corrigidos.

RitaFarinha (Dez. 2007)

Obras de JOÃO GRAVE


Os FamintosPaixão e morteda Infanta
A Eterna MentiraOs Sacrificados
O Último FaunoOs que amam e os que sofrem
O PassadoCruel Amor
Gente PobreFogueiras de SantoAntónio
Jornada românticaVida doEspíríto (pensamentos).
Reflorir
Reinado trágico
A InimigaNoprélo:
O Mutilado
A Morte VenceAlmas ínquietas.
Vitória deParsifal




JOÃO GRAVE

DA ACADEMIA DAS SCIÊNCIAS DE LISBOA



A MORTE VENCE

ROMANCE


«Sê leal a timesmo...»

shakespeare.



SEGUNDAEDIÇÃO, EMENDADA






PORTO
Livraria Chardron, de Lélo & Irmão,L.da
editores―Rua das Carmelitas, 144
Aillaud e Bertrand―Lisboa-Paris

1922




A MORTE VENCE






I


A criança dormia tranqùilamente, deitada noseu pequenino berço vaporoso de rendas e resplandecendode brancura, por êsse glorioso meio-dia decalor e de luz, no grande e benéfico silêncio queenvolviaa vivenda feliz. A sua carne viriginale transparente,ainda mal formada, parecia exalar claridadee tinha a coloração suave de certas rosaspálidase orvalhadas. A cabeleira anelada e loura espalhava-se,como uma ligeira nuvem de ouro, na alvurada almofada, macia e fôfa, que servia de travesseiro;e sôbre essa fronte angélica nãoprofanadapor impuros, venenosos pensamentos, baixava umhalo de inocência luminosa e de graça imaterial.

Havia no quarto uma penumbra sedosa e frouxaque refrescava o ambiente inefável e que tornavamais imprecisas, mais vagas, as linhas e as formasdo mobiliário. Na pacificaçãodeleitosa tudo repousava[8]docemente. Em cimado mármore do toucador,em frente dum largo espêlho em que se reflectiamimagens baças e indecisas, floriam perfumados ramosde c
...

BU KİTABI OKUMAK İÇİN ÜYE OLUN VEYA GİRİŞ YAPIN!


Sitemize Üyelik ÜCRETSİZDİR!